Verificando a Disponibilidade de um Serviço

Introdução

A disponibilidade de alguns serviços é considerada algo crítico, por exemplo, se um E-commerce ou Sistema ERP se torna indisponível, significa que toda a operação da empresa fica paralisada e consequentemente o prejuízo financeiro surge.

Considerado um dos pilares da Segurança da Informação (Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade), a disponibilidade pode ser afetada por diversos sinistros que abrangem falha elétrica, rompimento de fibra ótica, deterioração de disco, ciberataque, desastre natural ou acidental, erro humano etc.

Eles podem ser evitados ou mitigados com medidas eficientes que temos facilmente a nossa disposição, e algumas delas até vindas de iniciativas Open Source.

Abreviando os exemplos cito o Zabbix para monitorar detalhadamente toda a infraestrutura através do seu Agent ou SNMP, investimento em Cibersegurança, treinamento da Equipe para Resposta a Incidentes, rotina de Backup (artigo sobre Backup aqui no blog), incentivo a melhoria de conhecimento de todo o setor de TI, aperfeiçoamento da infraestrutura lógica e física, redundância e muito mais.

Métodos e Ferramentas

Obviamente que se você tem um bom monitoramento o problema é identificado com facilidade e rapidamente resolvido. Mas caso não tenha isso a sua disposição, irei te mostrar algumas ferramentas online ou offline, e maneiras de usa-las para identificar a falha.

1 – Ping

Acredito que o ping será o meio mais simples de testar se algum IP ou domínio está respondendo corretamente. Tanto no Windows, GNU/Linux, Android e demais sistemas, você consegue realizar o teste apenas abrindo o CMD/Terminal ou instalando um aplicativo.

Com ele você sabe se o IP ou domínio respondeu corretamente, está com a latência alta ou perdendo muitos pacotes.

2 – MTR

O MTR realiza o ping e traçado de rota (traceroute) ao mesmo tempo, assim você obtém informações mais detalhadas de cada salto (hop/roteador) por onde o pacote TCP ou UDP passa.

Ele não é nativo do Windows e GNU/Linux, então é necessário instalar ou baixar, de acordo com o seu Sistema Operacional.

Para saber mais como o MTR funciona, baixar e usar como parâmetro de teste, acesse os links dos tutoriais aqui no blog.

MTR no Windows:

https://blog.ferenz.com.br/utilizando-o-winmtr-no-windows/

MTR no GNU/Linux:

https://blog.ferenz.com.br/usando-o-mtr-no-linux/

3 – Status do domínio

Os domínios possuem um tempo de registro e renovação, em muitos casos o problema de não estar acessível é porque ele congelou. Se o domínio for .br verifique o status direto no Whois do RegistroBR, caso seja .com ou qualquer outra TLD você pode conferir no Whois.com.

Whois do RegistroBR:

https://registro.br/tecnologia/ferramentas/whois/

Whois.com:

https://www.whois.com/

Se você é precisa de uma infraestrutura Cloud Nacional que dispõe de Servidor VPS e Dedicado robustos, com alta disponibilidade e segurança, entre em contato com o nosso Time de Vendas clicando aqui.

4 – Propagação das DNS

Quando você registra um domínio, muda de hospedagem ou IP, é obrigatório também atualizar as suas entradas DNS, e toda essa transição requer um tempo para se ajustar. Geralmente esse período varia de 24 a 72 horas (podendo ser bem menos).

Basicamente três tipos de configurações são necessárias para que o seu domínio esteja funcional e qualquer pessoa no mundo consiga acessar, são elas:

NS (Name Server): Informa ao Sistema de Nome de Domínio (DNS) quais os servidores que são responsáveis por armazenar os registros das suas entradas.

A (Address): Associa um nome de domínio ou subdomínio a um Endereço IP.

CNAME (Canonical Name): Associa um subdomínio ao domínio principal, por exemplo, o subdomínio minhaconta.ferenz.com.br está diretamente associado ao domínio ferenz.com.br.

Um site recomendado para realizar esse tipo de teste é o whatsmydns.net, com ele você pode verificar todos os tipos de entradas DNS e saber se tudo está operando da maneira esperada.

5 – Looking Glass

O Looking Glass é uma ferramenta utilizada por diversas empresas ao redor do mundo, para ajudar na visualização e entendimento de como estão as rotas BGP e prefixos na tabela de roteamento.

Sempre que você sentir alguma dificuldade na conectividade, pode estar usando ela para verificar se está tendo algum problema com rotas, anúncios etc.

Para acessar o Looking Glass da Ferenz Networks, basta acessar o link https://lg.as266400.net/.

6 – Atraso no Pagamento

Por último e sem envolver assunto técnico, as vezes o motivo do seu serviço estar indisponível é a falta de pagamento. As causas podem ser diversas, mas independente do motivo, uma boa prática é verificar na Área do Cliente se a situação financeira está ok antes de acionar o Suporte Técnico.

Com esses 6 passos você conseguirá verificar o motivo que causou a indisponibilidade do seu serviço online. Qualquer dúvida sinta-se à vontade para entrar em contato com o nosso Suporte Técnico ou Financeiro.

Para continuar acompanhando os nossos conteúdos, adicione o blog nos favoritos e não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais. Até a próxima!

Você pode gostar...