Site lento? Veja os motivos e como corrigir

A velocidade de carregamento é uma das coisas mais importantes que existe, por isso precisamos dar uma atenção especial. Diversos motivos podem estar causando a demora na hora de carregar, é importante analisar um por um e corrigir.

Ter um site lento pode impactar direto na experiência do visitante, Ranking do Google e na expectativa financeira. Principalmente se você trabalha com E-commerce ou Adsense. Uma pesquisa do Google mostra que até 53% dos usuários desistem de um site que demora mais do que 3 segundos para carregar.

Se você é Desenvolvedor Web e precisa de uma infraestrutura para hospedar seus clientes ou tem um site e está enfrentando dificuldades entre em contato conosco clicando aqui, agora vamos para o artigo com alguns motivos de lentidão e como corrigi-los.

1 – Servidor no Brasil

Escolha sempre Servidores no Brasil o que diminui a latência (tempo de resposta) quanto mais próximo regionalmente dos seus visitantes melhor será a comunicação. Na Ferenz Networks você tem a opção de escolher servidor VPS ou Dedicado, de acordo com a sua necessidade.

2 – Armazenamento SSD

Outro fator que contribui bastante são servidores com Disco SSD, que é indiscutivelmente mais rápido que o HDD. Pela sua alta taxa de desempenho, os processos internos de leitura e escrita do seu site irão fluir melhor.

3 – Servidor Web e Cache

Se estiver rodando CMS como WordPress, Joomla etc., dê preferência ao uso de servidores web com alta performance, NGINX e LiteSpeed são ótimas alternativas. Você também poderá instalar o plugin de cache que vai elevar sua performance mantendo uma cópia parcial e temporária do site no computador do visitante.

4 – Imagens Otimizadas

Alguns sites possuem muitas imagens em sua página principal, seja esse o seu caso ou não, procure usar formatos que são mais leves e encaixam melhor no cenário web. WebP, SVG, JPEG e PNG são ótimos formatos para uso. Em destaque de menor tamanho e alta qualidade fica o WebP e SVG.

5 – Sistema Atualizado

Mantenha sempre seu sistema web, temas, plugins e servidor atualizados. Versões muito antigas podem prejudicar a performance por conta de alguma incompatibilidade. Lembre-se de realizar o backup e ler o log das atualizações antes de executar.

6 – Banco de Dados Otimizado

Com o passar do tempo muitas informações desnecessárias farão parte do seu Banco de Dados, realize uma limpeza (pode usar um plugin) excluindo comentários, tags não utilizadas, comentários de SPAM etc.

7 – Desabilitar recursos não utilizados

É muito comum encontrar recursos de um servidor web ou plugins (use o mínimo possível) do WordPress que não estão sendo utilizados, mas eles estão de uma certa forma consumindo recursos de processamento do servidor só por estarem ativos.

8 – Segurança

Configure o seu site para trabalhar apenas com HTTPS e todos os outros links que inserir, certifique-se que também são HTTPS.  Implemente um plugin de segurança para bloquear SPAM principalmente de comentários aleatórios e pingbacks. Outro motivo é que falhas de segurança podem ser utilizadas para transformar seu site em um “zumbi” e realizar ataques, consumindo recursos de processamento e rede.

Esperamos ter te ajudado e esclarecido sobre como Melhorar a performance do seu site. E não esqueça de nos seguir nas Redes Sociais. Até a próxima!

Você pode gostar...