Backup: O que é e qual a sua importância?
Atualmente Backup é um dos termos que tem começado a aparecer com mais frequência em diversos ambientes empresariais. Esse comportamento é motivado pela grande quantidade de Dados que geramos todos os dias e a importância deles.
Backup é literalmente uma cópia de segurança dos Dados, independente deles serem o Sistema Operacional de um servidor, Banco de Dados, E-mails, configuração de OLT, Switch, Roteador etc.
Se você precisa de uma infraestrutura nacional que dispõe de Servidor VPS e Dedicado com alta disponibilidade e segurança, entre em contato com o nosso time de Vendas clicando aqui.
Por que fazer o Backup?
Não realizar backup significa assumir uma posição com um risco muito alto, que tem o poder de levar a empresa a prejuízos consideráveis e até falência. Existem alguns cenários que demonstram bem o perigo de não ter backups, eles são:
1 – Ransomware;
2 – Sistema Operacional corromper ou Disco SSD/HDD queimar;
3 – Perda parcial ou total do Banco de Dados;
4 – Queima da OLT, Switch ou Roteador.
Esses foram alguns exemplos de falhas a nível de hardware e software que podem comprometer toda uma empresa. É importante trabalhar com boas práticas de Segurança da Informação e ter uma rotina de backup.
RAID não é backup
Algumas pessoas acreditam que RAID é uma solução de backup, mas não é. RAID significa Redundant Array of Inexpensive Drives (Conjunto Redundante de Discos Baratos). Ele não protege contra um erro humano que excluiu um arquivo, ransomware ou qualquer outro malware, queima do hardware que ocasiona a perda de dados, corrupção de arquivos e Sistema Operacional etc.
Armazenamento do backup
Não faz parte de uma boa prática criar backups na mesma infraestrutura em que se encontra o seu servidor. Imagine que a infraestrutura se torna indisponível por conta de um desastre natural.
Como você irá subir o backup em outro lugar se ele está junto do servidor na mesma infraestrutura afetada? Certifique-se que irá escolher um local seguro para realizar seus backups, dê preferência para prédios e regiões diferentes de onde está o seu servidor.
De quem é a responsabilidade dos backups?
É imprescindível que os clientes tenham a consciência de que o Backup dos seus arquivos e dados não é responsabilidade do Data Center ou empresa de hospedagem que eles usam.
Por exemplo, se eu contratei um Servidor VPS ou Dedicado para hospedar o meu site na infraestrutura da Ferenz Networks, de acordo com os Termos de Serviço eu me torno o único responsável por todos os Dados do meu site.
Backup e LGPD
A Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) também abrange o backup dos dados. Para que não ocorram problemas nesse sentido, é indispensável a adequação da Política de Backup à LGPD.
Esperamos ter te ajudado e esclarecido sobre o que é Backup é a sua importância. E não esqueça de nos seguir nas Redes Sociais. Até a próxima!
3 Resultados
[…] VE (Virtual Environment) é um Hypervisor poderoso, que além de disponibilizar a realização de backup na unidade de armazenamento local (o que não é recomendado), trabalha em conjunto com outra […]
[…] https://blog.ferenz.com.br/backup-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia/ […]
[…] Cibersegurança, treinamento da Equipe para Resposta a Incidentes, rotina de Backup (artigo sobre Backup aqui no blog), incentivo a melhoria de conhecimento de todo o setor de TI, aperfeiçoamento da infraestrutura […]